(fotografia de Cecil Beaton)
1. Análise de Dados documentais
Fontes deliberadas: produzidas deliberadamente para salvaguardar os dados para o futuro
Fontes inadvertidas: concebidas com outro fim, exames, registos de assiduidade, fichas pessoais, jornais, actas, ... (terá de ser verificada a sua validade)
· Localização dos documentos- Verificar a acessibilidade e a confidencialidade dos documentos· Selecção dos documentos - Evitar muitas fontes deliberadas
· Análise crítica dos documentos:
Critica externa: verificar a veracidade dos documentos e se não são falsificados
Critica interna: análise dos conteúdos do documento, que tipo de documento, o que diz, quem o produziu, como surgiu, é a versão integral ou um resumo?
2. Inquéritos
· Tipos de Questões => respostas
- Verbal ou Aberta:
Uma palavra, uma frase ou um comentário mais longo.
Produzem informações úteis, mas de difícil análise.
- Fechada:
a) Lista: É apontada uma lista de alíneas, podendo qualquer uma delas ser seleccionada.
b) Categoria: Uma de entre um conjunto de categorias (ex.: idades por décadas)
c) Hierárquica: Pede-se ao inquirido que ordene algo.
d) Escala: Vários níveis nos processos de escalonamento de informação.
e) Quantidade: A resposta é um número.
f) Grelha: Apresenta-se uma tabela ou grelha para registar respostas a uma ou mais questões ao mesmo tempo.
· Formulação de Questões a evitar:
- Ambiguidade, imprecisão e suposição;
- Memória;
- Conhecimentos;
- Questões duplas;
- Questões com respostas evidentes;
- Questões hipotéticas;
- Questões capciosas, que conduzem a uma resposta;
- Questões ofensivas e questões que abordem assuntos delicados.
3. Entrevistas
1. decidir o que se pretende;
2. perguntar o que é necessário;
3. será a entrevista a melhor forma de recolha de informação?
4. delinear esquema de questões;
5. tipo de entrevista;
6. refinar as questões;
7. considerar posterior análise das respostas;
8. elaborar guião;
9. teste do esquema;
10. revisão do esquema se necessário;
11. evitar parcialidade;
12. selecção de entrevistados;
13. marcação da entrevista (dia/hora);
14. requerer autorização hierárquica;
15. perante o entrevistado indicar-lhe o objectivo da mesma;
16. atenção ao tempo previsto;
17. verificar exactidão de dados com o entrevistado;
18. caso opte por gravação, requerer permissão;
19. seja honesto;
20. use bom senso;
21. cumpra o que combina.
4. Estudos por observação
- Registo e análise
- Conteúdo
- Selecção do método
- Preparação
1. decida o que pretende observar;
2. pondere sobre essa escolha;
3. considere alternativas;
4. que aspectos investigar: conteúdo, processo ou interacção;
5. peça autorização;
6. elabore gráficos, listas ou tabelas;
7. pondere com o que poderá obter;
8. teste e reveja o método;
9. prepare a observação;
10. tente passar despercebido;
11. integre o acontecimento na organização;
12. não se esqueça de agradecer, porque poderá necessitar de realizar mais observações.
5. Análise de dados
Elabore tabelas resumo e gráficos.
Referências:
Bell, Judith (1997) “Como Realizar um projecto de investigação”, Gradiva
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