domingo, 20 de novembro de 2011

A Entrevista

(fotografia de Brigitte Lacombe)

A entrevista é definida por Haguette (1997) como um “processo de interacção social entre duas pessoas na qual uma delas, o entrevistador, tem por objectivo a obtenção de informações por parte do outro, o entrevistado”. A entrevista como recolha de dados sobre  um determinado tema científico é a técnica mais utilizada no processo de trabalho de  campo. Através dela os pesquisadores buscam obter informações, ou seja, recolher  dados objetivos e subjetivos. Os dados objectivos podem ser obtidos também através de fontes secundárias tais como: censos, estatísticas, etc. Já os dados subjectivos só poderão ser obtidos através da entrevista, pois que, eles se relacionam com os valores,  às atitudes e às opiniões dos sujeitos entrevistados.

A preparação da entrevista é uma das etapas mais importantes da pesquisa que requer tempo e exige alguns cuidados, entre eles destacam-se: o planeamento da entrevista, que deve ter em vista o objectivo a ser alcançado; a escolha do entrevistado, que deve ser alguém que tenha familiaridade com o tema pesquisado; a oportunidade da entrevista, ou seja, a disponibilidade do entrevistado em fornecer a entrevista  que deverá ser marcada com  antecedência para que o pesquisador se assegure de que será recebido; as condições favoráveis que possam garantir ao entrevistado o segredo de suas confidências e de sua identidade e,  por fim, a preparação específica que consiste em  organizar o roteiro ou formulário com as questões importantes (LAKATOS, 1996).  

Quanto à formulação das questões o pesquisador deve ter cuidado para não elaborar perguntas absurdas, arbitrárias, ambíguas, deslocadas ou tendenciosas. As perguntas devem ser feitas levando em conta a sequência do pensamento do pesquisado, ou seja, procurando dar continuidade na conversação, conduzindo a entrevista com um certo sentido lógico para o entrevistado. Para se obter uma narrativa natural muitas vezes não é interessante fazer uma pergunta directa, mas sim fazer com que o pesquisado relembre parte de sua vida. Para tanto o pesquisador pode muito bem ir suscitando a memória do pesquisado (BOURDIEU, 1999).  As formas de entrevistas mais utilizadas  em Ciências Sociais são: a entrevista estruturada,  semi-estruturada,  aberta, entrevistas com grupos focais,  história de vida e também a entrevista projetiva. Ao discorrermos sobre eles tentaremos identificar, na medida do possível, quais as vantagens e as desvantagens destes tipos de entrevistas. Mesmo sabendo de antemão que a escolha de quaisquer técnicas de recolha de dados depende particularmente da adequação ao problema da pesquisa. 

Referências:
BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Tradução de Mateus S. Soares
HAGUETTE, Teresa Maria Frota.  Metodologias qualitativas na Sociologia. 5ª edição. Petrópolis: Vozes, 1997.
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa. 3ª edição. São Paulo: Editora Atlas, 1996.  

Sem comentários:

Enviar um comentário