O conceito
paradigma
(grego parádeigma, -atos)
(grego parádeigma, -atos)
s. m.
1. Algo que serve de exemplo geral ou de modelo. = PADRÃO
2. [Gramática] Conjunto das formas que servem de modelo de derivação ou de flexão. =PADRÃO
3. [Linguística] Conjunto dos termos ou elementos que podem ocorrer na mesma posição ou contexto de uma estrutura.
(Dicionário Priberam)
"Entende-se por paradigmas, o conjunto de princípios, teorias, estratégias metódicas e resultados cruciais que servem de modelo ou quadro orientador às pesquisas produzidas na sua área."
Silva e Pinto (1986)
"Paradigmas reúnem informações ou limitam o território em que se procuram as soluções para os problemas que são enfrentados. E cada problema solucionado reforça a crença no paradigma estabelecido."
Kuhn (1962)
"Paradigmas são as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante um certo tempo, proporcionam modelos de problemas e soluções a uma comunidade científica." (Kuhn, 1971 apud Gialdino; 1993)
"Um paradigma é um conjunto de princípios do conhecimento e pressupostos que definem o tipo de dados que somos capazes de ver em primeiro lugar."
Ken Wilber (1989)
Os três paradigmas
Existem três paradigmas ao serviço da Investigação Educacional: O Positivista, de carácter racionalista e cariz quantitativo, o Interpretativo, de cariz qualitativo, e o Crítico.
O que os distingue:
- Objectivo da Investigação;
- Natureza da Realidade Social;
- Visão sobre o Homem;
- Visão sobre o Senso Comum;
- Natureza da Teoria e da Explicação;
- Perspectiva sobre os valores.
Segundo Koetting (1984)
Dimensão | Positivista | Interpretativo | Crítico |
Interesses | Explicar, controlar, predecir | Compreender, interpretar (compreensão mútua partilhada) | Emancipar, criticar e identificar o potencial para a mudança |
Odontologia (Natureza da realidad) | Dada, singular, tangível, fragmentada, convergente | Construída, holística, divergente, múltipla | Construída, holística |
Relação sujeito - objecto | Independente, neutral, livre de valores | Inter-relação, relación influida por factores subjectivos | Inter-relacionados. Relação influenciada pelo forte compromisso para a mudança |
Propósito: Generalização | Generalizações livres de contexto e tempo, leis, explicações: - Dedutivas - Quantitativas - Centradas sobre semelhanças | Hipótese de trabalho no contexto e tempo dado, explicações idiográficas, indutivas, qualitativas, centradas sobre diferenças | Como no interpretativo |
Explicação Causalidade | Causas reais, temporalmente precedentes ou simultâneas | Interacção de factores | |
Axiologia (papel dos valores) | Livre de valores | Valores dados. Influenciam na selecção do problema, teoria, método e análise | Valores dados. Crítica de ideologia. |
Sem comentários:
Enviar um comentário