domingo, 23 de outubro de 2011

Paradigmas na Investigação em Ciências Sociais e em Educação


O conceito

paradigma
(grego parádeigma, -atos
s. m.
1. Algo que serve de exemplo geral ou de modelo. = PADRÃO
2. [Gramática]  Conjunto das formas que servem de modelo de derivação ou de flexão. =PADRÃO
3. [Linguística]  Conjunto dos termos ou elementos que podem ocorrer na mesma posição ou contexto de uma estrutura.
(Dicionário Priberam)

"Entende-se por paradigmas, o conjunto de princípios, teorias, estratégias metódicas e resultados cruciais que servem de modelo ou quadro orientador às pesquisas produzidas na sua área."
Silva e Pinto (1986) 

"Paradigmas reúnem informações ou limitam o território em que se procuram as soluções para os problemas que são enfrentados. E cada problema solucionado reforça a crença no paradigma estabelecido."
Kuhn (1962)

"Paradigmas são as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante um certo tempo, proporcionam modelos de problemas e soluções a uma comunidade científica." (Kuhn, 1971 apud Gialdino; 1993) 

"Um paradigma é um conjunto de princípios do conhecimento e pressupostos que definem o tipo de dados que somos capazes de ver em primeiro lugar."
Ken Wilber (1989) 




Os três paradigmas 

Existem três paradigmas ao serviço da Investigação Educacional: O Positivista, de carácter racionalista e cariz quantitativo, o Interpretativo, de cariz qualitativo, e o Crítico. 

O que os distingue:

- Objectivo da Investigação;
- Natureza da Realidade Social;
- Visão sobre o Homem;
- Visão sobre o Senso Comum;
- Natureza da Teoria e da Explicação;
- Perspectiva sobre os valores. 

Segundo Koetting (1984)

Dimensão
Positivista
Interpretativo
Crítico
Interesses
Explicar, controlar, predecir
Compreender, interpretar (compreensão mútua partilhada)
Emancipar, criticar e identificar o potencial para a mudança
Odontologia (Natureza da realidad)
Dada, singular, tangível, fragmentada, convergente
Construída, holística, divergente, múltipla
Construída, holística
Relação sujeito - objecto
Independente, neutral, livre de valores
Inter-relação, relación influida por factores subjectivos
Inter-relacionados. Relação influenciada pelo forte compromisso para a mudança
Propósito: Generalização
Generalizações livres de contexto e tempo, leis, explicações:
- Dedutivas
- Quantitativas
- Centradas sobre semelhanças
Hipótese de trabalho no contexto e tempo dado, explicações idiográficas, indutivas, qualitativas, centradas sobre diferenças
Como no interpretativo
Explicação Causalidade
Causas reais, temporalmente precedentes ou simultâneas
Interacção de factores
Axiologia (papel dos valores)
Livre de valores
Valores dados. Influenciam na selecção do problema, teoria, método e análise
Valores dados. Crítica de ideologia.



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