quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Realização de uma entrevista

Actividade:
Trabalho de campo com a realização de entrevistas no âmbito da unidade curricular de Metodologias de Investigação em Educação.

Objectivo da actividade: 
Realização de entrevistas presenciais a docentes do ensino básico/secundário tendo como base três questões de investigação:

1. O que pensam esses professores sobre as redes sociais a exemplo do Facebook, Myspace, Twitter, etc?
2. Como é que vêem a sua (hipotética/real) participação numa rede social?
3. Que expectativas têm sobre o seu uso no ensino?

(Fotografia de Herman Leonard)


Transcrição da Entrevista

A entrevista foi realizada com uma explicação prévia dos objectivos da mesma.

Dimensão: Perfil do entrevistado - Pessoal e profissional 


1- Idade: 38 anos
2- Sexo: M
3- Formação Académica: Licenciatura em Filosofia
4- Escola onde lecciona: Escola Digital
5- Grupo de Recrutamento: 410
6- Situação Profissional: Prestação de serviços
7- Anos de serviço: 14 anos

Dimensão: Identificação das competências TIC: 

8- Possuis competências nas TIC? Como as avalias e onde as desenvolveste? 

Possuo e considera-as relativamente boas. Fui desenvolvendo com a prática, com uma utilização autónoma e por vezes procurando soluções e ajudas on-line.

9- Tens realizado formação na área das TIC? 

Não.
Dimensão: Avaliação crítica das redes sociais

10- Que redes sociais conheces? E diz-me se estás registado em alguma e com que frequência acedes.

Conheço o Facebook, o Orkut, o Myspace e o Twitter. De momento estou registado no Facebook e acedo diariamente.

11- Que opinião tens das redes sociais? 

Acho que são, tal como outros meios, uma boa forma de divulgar informação e interagir, comunicar e partilhar gostos e vontades.

12- Apresenta dois aspectos positivos e dois negativos das redes sociais. 


Bem, nos positivos creio que entra a liberdade e a facilidade de circulação de informação, assim como a partilha de saberes e gostos. Nos negativos, surgem os problemas da demasiada exposição e a circulação de conteúdos por vezes enganosos.

13- Já desenvolveste alguma actividade educativa com as redes sociais? Se sim, diz-me qual, se não refere-me o motivo. 

Não, até ao momento ainda não. Como sabes, muitas vezes há aquele difícil ajuste técnico numa comunidade alargada, e essa utilização poderia implicar a utilização de salas de computadores, o que nem sempre é possível.

Dimensão: Participação/Expectativas de utilização da rede social no contexto educativo 

14- Consideras que as redes sociais podem ser utilizadas no ensino ou como suporte do processo de ensino-aprendizagem? E como as utilizarias? 

Creio que sim. Podem servir como transmissão de desafios de aprendizagem, e serem até extra matéria. Penso que permitem a criação de um grupo para uma respectiva disciplina e inclusivamente atribuir tarefas aos alunos, criar discussões e acompanhar a evolução e a participação nas mesmas.

15- Como vês a interacção dos alunos com os professores, e entre si, nas redes sociais? 

Parece-me que resulta numa interacção mais descontraída e por isso mais enriquecedora para ambas as partes.

16- Apresenta na tua opinião os dois principais problemas e benefícios da utilização das redes sociais no ensino. 


Um dos problemas vem pelos tais difíceis ajustes técnicos para uma comunidade alargada, implicando a disponibilidade de suportes informáticos e o outro relaciona-se com a dispersão dos alunos na utilização de um meio que oferece tanta distracção. As vantagens estarão no campo da diversificação de ferramentas e da motivação criada.

17- Achas que as redes sociais podem promover um desenvolvimento de competências nos alunos? E que competências? 

Creio que permitem criar alguma autonomia e um certo espírito crítico. Podem exigir da parte deles uma selecção de informação pertinente e fidedigna, pois como te disse circula muita informação enganosa.

18- Como achas que as redes sociais poderão potenciar melhorias ou inovação no processo de ensino-aprendizagem? 

As redes sociais podem sempre acrescentar dinamismo aos trabalhos realizados fora da aula e extra matéria e alcançar a motivação dos alunos.

19- Achas que podes vir a inspirar-te em práticas que conheças das redes sociais? 


Acho possível, talvez no esclarecimento on-line de dúvidas sobre determinados aspectos dos conteúdos e diversificando ferramentas de ensino, criando grupos restritos a cada turma e motivando o debate e a troca de opiniões.

Sem comentários:

Enviar um comentário