quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Análise de conteúdo - matriz
Entrevistado: Rui Brejo - Professor de Filosofia
Local da entrevista/meio de entrevista: Escola em Lisboa/Entrevista presencial
Duração da entrevista: Cerca de 20 minutos

Tema
Categorias
Sub-categorias
Indicadores/unidades de registo
Unidades de Contexto

Perfil do entrevistado








Competências TIC







Redes Sociais






















Utilização da rede social no contexto educativo

Pessoal, académico e profissional








Análise e avaliação das Competências TIC





Conhecimento e avaliação crítica.






















Compreensão, avaliação e identificação.

- Idade
- Sexo
- Habilitações Literárias
- Escola
- Grupo de Recrutamento
- Situação Profissional
- Anos de serviço na docência

- Identificação
- Avaliação
- Desenvolvimento de competências
- Formação



- Redes conhecidas

- Frequência no acesso

- Opinião






- Aspectos positivos e negativos











- Desenvolvimento de actividades educativas com redes sociais.







- Possibilidade de utilização no sistema educativo










- Relação entre aluno-professor e aluno-aluno.



- Problemas e benefícios.













- Competências a desenvolver.









- Melhoria/inovação no processo ensino-aprendizagem.




- Expectativas de utilização de práticas educativas com redes sociais

38
Masculino
Licenciatura
Digital
410
Prestação de Serviços
14



Sim
Boas
Na prática e com o auxílio da net
Não




Facebook,  Orkut,  Myspace e Twitter

Diariamente

Divulgar informação e interagir.






Circulação de informação, partilha de gostos.
Exposição e conteúdos enganosos.









Não. Ajustes técnicos.










Sim. Desafios de aprendizagem. Criação de grupos, atribuição de tarefas. Acompanhamento.










Interacção.





Ajustes técnicos, dispersão dos alunos. Diversificação de ferramentas, criação de motivação.












Autonomia, espírito crítico. Selecção da informação.









Dinamismo, motivação.






Esclarecimento de dúvidas, diversificação de ferramentas, grupos para debate e troca de opiniões.

“38”
“Masculino”
“Licenciatura em Filosofia”
“Escola Digital”
“410”
“A prestação de Serviços”
“14 anos”


“Possuo e considero-as relativamente boas. Fui desenvolvendo com a prática, com uma utilização autónoma e por vezes procurando soluções e ajudas on-line.”

“Conheço o Facebook, o Orkut, o Myspace e o Twitter. De momento estou registado no Facebook e acedo diariamente.”
“Acho que são, tal como outros meios, uma boa forma de divulgar informação e interagir, comunicar e partilhar gostos e vontades.”

“Bem, nos positivos creio que entra a liberdade e a facilidade de circulação de informação, assim como a partilha de saberes e gostos. Nos negativos, surgem os problemas da demasiada exposição e a circulação de conteúdos por vezes enganosos.”

“Não, até ao momento ainda não. Como sabes, muitas vezes há aquele difícil ajuste técnico numa comunidade alargada, e essa utilização poderia implicar a utilização de salas de computadores, o que nem sempre é possível.”

“Creio que sim. Podem servir como transmissão de desafios de aprendizagem, e serem até extra matéria. Penso que permitem a criação de um grupo para uma respectiva disciplina e inclusivamente atribuir tarefas aos alunos, criar discussões e acompanhar a evolução e a participação nas mesmas.”

“Parece-me que resulta numa interacção mais descontraída e por isso mais enriquecedora para ambas as partes.”

“Um dos problemas vem pelos tais difíceis ajustes técnicos para uma comunidade alargada, implicando a disponibilidade de suportes informáticos e o outro relaciona-se com a dispersão dos alunos na utilização de um meio que oferece tanta distracção. As vantagens estarão no campo da diversificação de ferramentas e da motivação criada.”

“Creio que permitem criar alguma autonomia e um certo espírito crítico. Podem exigir da parte deles uma selecção de informação pertinente e fidedigna, pois como te disse circula muita informação enganosa.”

“As redes sociais podem sempre acrescentar dinamismo aos trabalhos realizados fora da aula e extra matéria e alcançar a motivação dos alunos.”

“Acho possível, talvez no esclarecimento on-line de dúvidas sobre determinados aspectos dos conteúdos e diversificando ferramentas de ensino, criando grupos restritos a cada turma e motivando o debate e a troca de opiniões.”










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