1) Quais os aspectos mais inovadores da abordagem apresentada?
2) De que forma se relaciona com as abordagens tradicionais descritivo/qualitativo e/ou experimental/quantitativo?
3) Que dificuldades antecipam na sua implementação?
4) Quais as principais implicações/conclusões?
Definições
Paradigma emergente para o estudo da aprendizagem em contexto através do desenho sistemático e do estudo de estratégias instrucionais e ferramentas. (Brown, 1992; Collins, 1992)
Metodologia sistemática, mas flexível, destinada a melhorar práticas educativas através de uma interacção entre a análise, o desenho, desenvolvimento e a implementação, baseadas na colaboração entre pesquisadores e profissionais em contextos do mundo real, e levando a princípios e teorias do desenho contextualizadas. (Wang, Hannafin 2005)
Nova estratégia metodológica para estudar uma grande variedade de desenhos, incluindo a tecnologia com base em desenhos instrucionais. (Collins, Joseph, Bielaczyc 2004)
Aspectos inovadores
É uma metodologia em educação que resolve problemas complexos em contextos reais, em colaboração com os professores; realiza investigações rigorosas e reflexivas para testar e aperfeiçoar ambientes de aprendizagem inovadores; visa aumentar radicalmente a relevância da pesquisa para a prática, envolvendo os sujeitos de pesquisa em diferentes papeis durante o processo de investigação; as suas intervenções incorporam afirmações teóricas sobre o ensino e a aprendizagem, a teoria é constantemente desenvolvida e elaborada através de ciclos de pesquisa e a pesquisa é conduzida em contexto real, num contexto educativo natural, como aulas, ao contrário do isolamento do laboratório; é contextualizada, não pode ser concebida independente do contexto, porque a pesquisa deve levar em conta como funciona em diferentes cenários; aborda e resolve problemas práticos promulgando intervenções, enquanto estende teorias ou “prototeorias” em desenvolvimento e redefine os princípios do desenho para uma compreensão fundamental; os seus processos são colaborativos, interactivos e flexíveis.
Segundo Cobb (2003) desenvolve teorias tanto sobre o processo de aprendizagem quanto sobre os materiais que são utilizados para dar suporte à aprendizagem; tem uma natureza intervencionista que objectiva investigar possibilidades de novas formas de aprendizagem visando mudanças educacionais; envolve a revisão contínua do design do projecto que se mostra flexível, uma vez que há um conjunto de tentativas iniciais que são revistas em função do seu sucesso na prática, ou seja, essa metodologia tem dois aspectos: o prospectivo e o reflexivo. Assim, o pesquisador interage no sistema continuamente dotando-o de um movimento cíclico; quebra da visão tradicional em que pesquisador, professores e alunos desempenham papeis fixos no processo; é pragmático, pois as teorias que envolvem as actividades estão relacionadas a um domínio específico.
Relação com abordagens tradicionais
A investigação aplicada sobre o desenho é integrativa pela riqueza e pela variedade de diferentes teorias, métodos de pesquisa e procedimentos das pesquisas tanto qualitativas como quantitativas, que são usados para colmatar as necessidades da pesquisa. Ou seja, a investigação aplicada sobre o desenho utiliza métodos mistos como meio para analisar os resultados de uma intervenção e redefinir essa intervenção. A integração de múltiplos métodos durante os ciclos iterativos resulta em múltiplas fontes e tipos de dados, que aumentam a objectividade, a validade, a credibilidade e a aplicabilidade das descobertas.
Tabela
Comparação entre experimentação psicológica e Investigação aplicada ao Desenho
CATEGORIA | EXPERIMENTAÇÃO PSICOLÓGICA | INVESTIGAÇÃO APLICADA AO DESENHO |
Localização da pesquisa | Em laboratório | Ocorre na confusão da vida real onde a maior parte da aprendizagem ocorre |
Complexidade das variáveis | Envolve frequentemente uma ou um par de variáveis independentes | Envolve múltiplas variáveis dependentes |
Foco da pesquisa | Centra-se na identificação de algumas variáveis e mantendo-as constantes | Centra-se em caracterizar a situação em toda a sua complexidade |
Desdobramento de procedimentos | Utiliza procedimentos fixos | Envolve uma revisão flexível do desenho onde há um conjunto inicial de tentativas que são revistas, dependendo do seu sucesso na prática |
Interacção Social | Isola os alunos para controlar a interacção | Envolve frequentemente interacções sociais complexas com participantes partilhando ideias, distraindo-se entre si e afins |
Caracterização dos resultados | Centra-se em testar hipóteses | Envolve olhar para múltiplos aspectos do desenho e desenvolver um perfil que caracteriza o desenho na prática |
Papel dos participantes | Trata os participantes como assuntos | Envolve diferentes participantes no desenho, de modo a contribuir com as suas diferentes experiências para produzir e analisar o projecto |
Dificuldades/Problemas
Por ser relativamente nova e estar em desenvolvimento, é um tipo de investigação que recebe algumas críticas. Dede (2004) afirma que não parece haver normas para decidir se um projecto deve ser continuado, e tido em conta, ou abandonado e é uma investigação que apresenta uma promessa de diferenciação pelas suas condições de sucesso. Mas isto não é possível porque as suas descobertas são fortemente limitadas pelas variáveis contextuais moldando o sucesso e a eficácia do projecto. Muitos dos estudos têm falta de uma base teórica forte e não acrescentam literatura que desenvolva a teoria. Dede afirma ainda que há tendência em começar com uma solução predeterminada e procurar problemas educativos onde esta possa ser aplicada, estratégia que leva a uma pesquisa muitas vezes sub-conceptualizada. Também Brown (1992) apresenta uma preocupação relativamente à selecção dos dados como uma limitação para esta investigação. A natureza iterativa pode resultar numa colecção excessiva de dados das questões de pesquisa designadas por entrevistas, inquéritos e afins que poderiam contribuir muito pouco para a teoria. O’Donnell (2004) argumenta que, devido à natureza da investigação aplicada sobre o desenho, onde mudanças e ajustes são constantemente reflectidos na intervenção e na implementação, assim como a complexidade da ligação contextual, torna difícil fazer generalizações entre participantes, contextos e descobertas. A própria relação demasiado próxima entre os intervenientes, torna a distinção turva.
Conclusões
A investigação aplicada sobre o desenho oferece uma nova visão do mundo, do desenvolvimento e refinamento da teoria, juntamente com o desenho para a construção do projecto de ciências da educação. No entanto também oferece uma nova e emergente metodologia de pesquisa, de diferentes campos do desenho e da educação e inclui inclusivamente uma abordagem de métodos mistos, impulsionada por essa nova visão do mundo. Produz um conhecimento dinâmico e utilizável que informa teorias que, por sua vez, informam o mundo real. Produz um conhecimento dinâmico que muda em função do contexto que é uma estrutura sinuosa que é moldada pelo tempo, lugar, actores e acções. Oferece um conhecimento local uma vez que produz generalizações que são retiradas de implementações iniciais, o que torna a investigação aplicada sobre o desenho uma ciência local.
According to Collins et al (2004: 15) “ "the term "design experiments" was introduced in 1992, in articles by Ann Brown (1992) and Allan Collins (1992). Design experiments were developed as a way to carry out formative research to test and refine educational designs based on principles derived from prior research.”
According to Sandoval (talk, 2007). DBR is about intervention: when it works, how it works and for who it works.
Referências
AKILLI, Goknur Kaplan. Design Based Research vs. Mixed Methods: The Differences and Commonalities.
HERRINGTON, J., McKenney, S., Reeves, T. & Oliver, R. (2007). Design-based research and doctoral students: Guidelines for preparing a dissertation proposal
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